Services
HIPNOSE PARA FALAR EM PÚBLICO
Por que temos medo ou pânico de falar em público?

Ter de falar em público significa se expor a um público desconhecido, a centenas de olhares que nos observam e julgam. Não habituados a esta situação, a sair da nossa zona de conforto, o nosso corpo reage dizendo-nos que a única forma de sobreviver a esta angústia, a estes suores frios e tremores será fugir sem deixar vestígios. Nesses momentos, ainda que nosso intelecto superior tenha passado horas ou dias preparando uma fala ou um Powerpoint, nosso cérebro “reptiliano” ou amigo entra em operação e ativa os mecanismos de fuga.

Essa fobia social é bastante democrática, pois afeta todas as pessoas igualmente, independentemente de sua formação ou posição profissional. Nem importa o tipo de discurso que você tem que fazer ou as pessoas que você tem que abordar. Medos, ansiedade e nervosismo surgirão da mesma forma, quer você seja um profissional ou não.

Superando o medo de falar em público com terapia de hipnose

Graças à tecnologia, falar em público está se tornando menos comum porque podemos nos esconder atrás de e-mails, mensagens ou qualquer aplicativo de mensagens instantâneas. Mesmo a videoconferência ajudou uma pessoa com medo de falar em público a sentir-se segura atrás do seu monitor.

É difícil pedir a uma pessoa que não está habituada a dar palestras para participar em atividades onde tem de falar em público, por isso este medo aumentou.

Falar em público pode ter uma variedade de sintomas nas pessoas. Não apenas um pouco de emoção e nervos comuns, mas sentimentos de pânico, terror, suor, taquicardia e outros sintomas de ansiedade.

Embora existam diferentes níveis, o medo de falar em público é conhecido como Glossofobia, e é o medo mais comum que existe. É ainda mais comum do que o medo de aranhas (aracnofobia) ou o medo de alturas (agorafobia).

Glossofobia

Esta fobia é gerada pela ansiedade social ou fobia social. Quando uma pessoa fala publicamente, o público presta atenção ao que é dito. No entanto, tanta atenção pode desencadear o medo de ser julgado, mesmo que o público esteja apenas ouvindo, causando ansiedade ao falar em público.

Um dos sintomas da ansiedade também é não ser capaz de se expressar corretamente, porque os nervos podem fazer com que as ideias não sejam geradas corretamente e as palavras tropecem.

Cometer erros durante uma apresentação pública pode levar a uma experiência pior e aumentar o medo de falar em público.

Os sintomas desta fobia podem ser:

– Evitar situações em que você tem que falar na frente de um grupo
– Pânico quando é necessário falar em público
– Náusea
– Taquicardia
– Tremores
– Boca seca

Essa fobia não só está presente quando são feitas palestras ou discursos, como também pode afetar a vida diária em situações como ter que pedir orientações a um estranho, em entrevistas de emprego ou até mesmo conversar com um funcionário da loja.

Medo

Outro sintoma comum é o medo. Este medo pode influenciar os pensamentos que estão presentes em nossas mentes antes de um evento público. Nesses pensamentos podemos experimentar sensações negativas ou pensamentos que nos fazem duvidar de nós mesmos. Ao tomar consciência de que tais pensamentos estão sendo apresentados, a aversão ao falar em público pode ser um pouco diminuída.

É importante que uma pessoa se lembre de que sofrer de uma fobia não a torna menos valiosa, deve sempre dirigir bons pensamentos, porque negar uma fobia pode também fazer com que o ser humano se sinta incapaz de a superar.

Distorção da realidade

Este é outro dos efeitos que ocorrem junto com uma fobia, porque o medo e a ansiedade nos levam a pensar em situações improváveis.

Por exemplo, é provável que esse efeito faça com que as palavras sejam esquecidas e que todos sejam ridicularizados, embora os participantes simplesmente fiquem em silêncio e esperem que a conversa continue.

Esta distorção maximiza todas as consequências que podem acontecer e as torna exageradas, embora o doente possa sentir que são consequências reais.

Foco no negativo

Finalmente, outro dos comportamentos mais comuns na glossofobia é focar em tudo o que é negativo em torno do evento, mesmo que tenha sido apenas um pequeno erro.

O grande problema de lembrar apenas que uma palavra foi mal pronunciada durante a fala é que isso só ajudará o medo a crescer e cada vez mais evitar participar dessas situações, ao invés de lembrar todo o bem que o evento poderia trazer à sua vida.

Reconhecer todas essas atitudes e comportamentos também é importante para o progresso.

Se sintomas de fobia ocorrem em situações cotidianas, é melhor pedir ajuda para superar esse medo, pois são situações que nem sempre podem ser evitadas, mesmo com o desenvolvimento da tecnologia.

Hipnose para superar o medo de falar em público

Há várias dicas como relaxar e respirar fundo antes de iniciar um discurso, ou até recomendações muito estranhas.

Mas quando você tem uma fobia que afeta suas atividades diárias, é melhor recorrer a uma terapia que erradique esse medo de uma vez por todas.

As terapias de hipnose se concentram em colocar o sujeito em estado de transe para “falar” diretamente ao subconsciente.

O estado de transe é o mesmo que é alcançado ao entrar no ciclo do sono e também ao acordar. É um estado em que há relaxamento absoluto nos músculos, mas ao mesmo tempo o subconsciente está desperto e apresenta atividade neuronal.

Durante a hipnose, um especialista pode fazer um paciente modificar seus comportamentos a partir do subconsciente.

Nas fobias, é provável que aqueles que sofrem com elas compreendam a um nível consciente que é um medo ridículo ou que não representa nenhum perigo real ou atentado contra suas vidas, mas se o subconsciente continuar se sentindo ameaçado, dificilmente mudará esse comportamento.

Durante as terapias de hipnose é efetuado o acesso ao subconsciente para encontrar a raiz desse medo que afeta a vida quotidiana. Geralmente é algum episódio vivido na infância que foi gravado na memória, um evento específico que o desencadeou, além de outros eventos recorrentes.

Mas uma vez encontrada a raiz do problema, através da sugestão, estes pensamentos negativos podem ser trocados por algo positivo que aumenta a autoconfiança e reduz a ansiedade.


Entre em contato e agende uma sessão!

Quer ajuda…? Clique ao lado