Services
HIPNOSE PARA ESTRESSE

O estresse é a resposta natural do nosso corpo a uma ameaça ou perigo, e prepara-nos para uma atividade física intensa, como lutar ou fugir.

Embora seja uma reação muito útil para a sobrevivência face aos perigos físicos, não é muito adequada para as ameaças psicossociais que enfrentamos atualmente (hipoteca, possibilidade de ser despedido, ambiente de trabalho hostil, objetivos de trabalho cada vez mais difíceis, etc.).

A resposta ao estresse também tem um alto custo para o nosso corpo. Se ocorrer frequentemente, o organismo não terá tempo para se recuperar e acabará por produzir uma situação de estresse crônico, com consequências graves para a saúde e a qualidade de vida. Como os seus sintomas se desenvolvem progressivamente e não são geralmente alarmantes (irritabilidade, má capacidade de desfrutar, problemas de sono, inapetência sexual, infecções frequentes, …), não é dada muita atenção a eles até que ocorram problemas mais graves.

O estresse crônico pode ser a causa de um grande número de doenças físicas e perturbações psicológicas.

Entre as principais patologias em que o estresse é um fator de risco comprovado, podemos destacar as cardiovasculares, as dores de cabeça, o cancro, o digestivo, o imunitário, o respiratório, o cutâneo, o endócrino, etc. E também distúrbios psicológicos, como depressão, ansiedade, problemas sexuais, problemas de sono, vícios, etc.

Mas nem todo o estresse é negativo. Na verdade, até um certo nível que é variável para cada pessoa, tem efeitos positivos tanto física como psicologicamente e torna a nossa vida mais interessante e satisfatória.

Gestão do Estresse

A resposta ao estresse depende principalmente da relação entre a ameaça percebida e os recursos que acreditamos que temos para lidar com ela. Estas são avaliações subjetivas, uma vez que o mesmo estressor pode ser percebido de forma muito diferente por pessoas diferentes.

Quando nos sentimos ansiosos sobre um evento específico ou sobre a situação atual ou futura, análises e explicações racionais tendem a ser de pouca ajuda. De fato, geralmente acontece o contrário: as emoções são o que realmente nos direciona, e de acordo com o que sentimos, interpretamos o que nos acontece, muitas vezes sem nos darmos conta disso.

O que aconteceria se o que nos ameaça se tornasse menos sério e nos sentíssemos mais confiantes em nossos recursos e possibilidades? Simplesmente que a resposta ao estresse seria reduzida e que começaríamos a utilizar melhor os recursos à nossa disposição. Isto é o que se consegue muito rapidamente através da Hipnose Clínica.

O que é estresse para você?

Se testarmos várias pessoas e lhes perguntarmos o que o termo “estresse” significa para elas, o resultado seria respostas muito diferentes. No entanto, é bem possível que tenhamos encontrado coincidências em relação aos elementos de estresse (o que causa nosso estresse). Na sociedade de hoje, a maioria das pessoas é estressada por situações comuns: problemas de trabalho, problemas familiares, problemas pessoais, transferências, etc.

Na realidade, não é difícil admitir que nem todo estresse vem de eventos significativos da vida (mudanças de emprego, nascimento de uma criança, etc.). É muito freqüente que experiências muito mais triviais (por exemplo, a urgência de chegar a “marcar o ponto em nosso trabalho”, “levar as crianças à escola” ou “ter muito a fazer”) podem acabar se tornando elementos estressantes devido à sua continuidade ao longo do tempo.

Hipnose para o estresse

Todos nós experimentamos diferentes níveis de estresse ao longo de nossas vidas. Pode ser causada pela nossa vida profissional ou pessoal e cada indivíduo irá lidar com ela de forma diferente. Algumas pessoas são melhores a lidar com o estresse do que outras. Alguns de nós realmente se livram da pressão, enquanto outros acham difícil se motivar quando estão estressados.

Se imaginarmos a mente como um cubo que se enche ao longo do dia, pode ajudar-nos a visualizar o que está a acontecer com os nossos níveis de estresse. Durante o sono, os estressores menos chocantes, como as coisas que nos incomodaram durante o dia, escapam do cubo. É por isso que às vezes podemos acordar sentindo-nos menos sobrecarregados com as coisas que aconteceram no dia anterior.

Mas, se o balde já estiver sobrecarregado, nunca esvazia realmente, e isso significa que é mais difícil lidar com as coisas mais pequenas.

A hipnose pode ajudar a tratar os seus níveis de estresse e ansiedade. Como a meditação guiada, a hipnoterapia o leva a um estado de relaxamento profundo, enquanto você está nesse estado, você recebe várias instruções positivas, tentando instigar um pensamento mais otimista. Tudo isso o ajuda a esvaziar sua mente de todas as coisas que você está tentando processar, o que muitas vezes o(a) faz sentir-se estressado(a).

 

Por que hipnose? E outras técnicas?

Diferente de outras ferramentas, que tradicionalmente se concentram em resolver os problemas que deprimem você para que eles não façam mais isso, a hipnose é mais centrada na solução, ela se concentra em como você quer que as coisas sejam quando você muda a maneira como você pensa. Então, a tua atitude muda em relação às coisas que estavam te causando estresse antes.

Hipnose é uma ferramenta encontrada dentro da escala larga das técnicas que existem, mas esta técnica tem a particularidade de que é um instrumento muito poderoso e eficaz.

A hipnose, como um procedimento terapêutico, ajuda as pessoas a usar as suas próprias associações mentais, memórias e os fatores potenciais das suas vidas para alcançar os seus próprios objetivos terapêuticos.

 

Ligue agora e agende uma sessão!

Quer ajuda…? Clique ao lado